Denominado 2025 TF, o objeto sobrevoou a Antártida na última terça-feira a uma altitude semelhante à da Estação Espacial Internacional, segundo a Agência Espacial Europeia
![]() |
| Foto/reprodução: Internet |
Escrito por: O Globo
Um asteroide passou extremamente perto da Terra na semana passada, em uma das maiores aproximações já registradas, informou a Agência Espacial Europeia (ESA). O objeto, batizado de 2025 TF, sobrevoou a Antártida na noite da última terça-feira, a cerca de 428 quilômetros de altitude praticamente a mesma órbita da Estação Espacial Internacional (ISS).
De acordo com a ESA, essa foi o segundo avizinhamento mais próximo já documentado de um asteroide em relação ao planeta. Apesar da curta distância, a agência ressaltou que o objeto não representava risco significativo.
"Objetos desse tamanho (diâmetro estimado entre 3 e 9 metros) não causam danos à Terra. Se entrarem na atmosfera, podem gerar bolas de fogo e, ocasionalmente, pequenos meteoritos", explicou a instituição em comunicado divulgado nesta segunda-feira.
O asteroide foi detectado inicialmente pelo Catalina Sky Survey, projeto do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Pouco depois da descoberta, astrônomos do Escritório de Defesa Planetária da ESA rastrearam o corpo celeste a partir do Observatório Las Cumbres, em Siding Spring, na Austrália.
A agência destacou a precisão da operação, considerando a dificuldade de localizar um objeto tão pequeno na vastidão do espaço.
"Rastrear um corpo em escala métrica quando sua posição ainda é incerta é um feito impressionante" afirmou a ESA. Essa observação permitiu determinar com alta precisão a distância e o tempo de aproximação do asteroide.

Postar um comentário